Alarmante pobreza na terceira idade: mais da metade dos aposentados alemães vivem abaixo da linha de pobreza.
FRANKFURT AM MAIN-ALEMANHA, 15-09-2025. Mais de 40% dos aposentados vivem com menos de 1200 euros mensais. As novas estatísticas do Escritório Federal de Estatísticas revelaram que a realidade financeira para muitos aposentados na Alemanha é alarmante.
Quase metade de todos os aposentados tem que se contentar com um rendimento líquido mensal abaixo de 1200 euros. A situação é especialmente preocupante entre as mulheres, pois das 7,5 milhões de aposentadas necessitadas, mais de 5,2 milhões são do sexo feminino. Isso representa mais de 53% de todas as aposentadas na Alemanha. Ainda mais preocupante é que mais de 1/4 dos aposentados tem menos de 1000 euros líquidos por mês à disposição. Esses números revelam uma desigualdade profunda e destacam a urgente necessidade de ação.
Dada a situação precária da Previdência Social, a importância da previdência privada está se tornando cada vez mais evidente. No entanto, essa opção não é acessível a todas as camadas da população, o que aumenta ainda mais a desigualdade na velhice. Se não ha dinheiro suficiente para moradia e alimentação, imagina, aonde esses pessoas irão encontrar recursos para pagar uma previdência privada. O fato é que enquanto a previdência Social não arruma uma solução, aumenta a quantidade de aposentados vulneráveis, uns mais outros menos, mas se nota nas ruas da Alemanha uma crescente entre os catadores idosos, que buscam latas e garrafas retornáveis nas lixeiras da cidade, estações de trem, bares e restaurantes. (Foto:MMaranhão/Folhapress).
Comentários